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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44822
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Título: | Convergências pedagógicas entre os projetos de educação popular dentro do CEPA/Caruaru. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Aparecida Santos |
Palavras-chave: | Educação popular; Projetos educacionais; Emancipação; Centro de Educação Popular Assunção (CEPA) |
Data do documento: | 18-Jul-2018 |
Citação: | OLIVEIRA, Aparecida Santos. Convergências pedagógicas entre os projetos de educação popular dentro do CEPA/Caruaru. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Entendemos por convergências pedagógicas as diversas possibilidades pedagógicas que se aproximam de princípios políticos comuns presentes em projetos de intervenção educacional. Nesse sentido, o presente trabalho discute sobre convergências pedagógicas entre projetos de educação popular, considerando que os espaços destinados à educação popular, desenvolvem uma importante atividade social no sentido de contribuir para o processo de emancipação dos sujeitos, principalmente aqueles que atuam com grupos sociais excluídos ou em risco de exclusão social. Do ponto de vista teórico, partimos desse objetivo e buscamos dialogar com autores como: Freire (1981 e 2005); Brandão (2006); Lage (2013); Gohn (2013), dentre outros. A perspectiva metodológica foi definida como uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2009), do tipo explicativa (GIL, 2010), na qual se procurou compreender que convergências pedagógicas são possíveis entre os projetos de educação popular, tendo como campo de estudo o Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), situado no município de Caruaru – PE. Para atender a esta finalidade, a pesquisa esteve baseada no Método do Caso Alargado (SANTOS, 1983), possibilitando compreender os fenômenos da organização social estudada de uma forma holística, utilizando técnicas de coleta de dados diversas, tais como: observação participante, entrevistas semiestruturadas e conversas informais, de modo a atender as oportunidades de compreensão que os encontros no campo puderam oferecer. No que se refere aos resultados deste trabalho, os mesmos apontam para o fato de que através do ambiente educativo dialógico, em que os/as educadores/as se colocam na posição de mediadores/as de conhecimento, as práticas educativas de um modo geral, são realizadas visando o fortalecimento das potencialidades dos educandos e educandas através de uma educação emancipatória, que permite aos/as sujeitos/as serem protagonistas de suas histórias, reconhecendo a importância de sua voz perante as demandas sociais do contexto no qual estão inseridos/as, percebendo a sua importância como ator social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44822 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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